Vamos entender melhor a língua dos aquaristas. Essas medidas são necessárias para o equilíbrio e bem estar dos peixes. Existem aparelhos que medem com precisão a qualidade da água. Mas é bom estar informado sobre o que essas medidas significam.
O Ph tem relação á acidez de uma substância e vai variar dependendo dos íons de hidrogênio contidos na substância.
O Ph tem relação com a basicidade e acidez de uma substância. O valor do Ph vai depender dos íons de hidrogênio. Quanto menor o Ph de uma substância maior a concentração de íons.
A escala do Ph vai de 1 a 14:
Ph de 7 a 0 = ácido
Ph 7 = básico
Ph de 8 a 14 = alcalino
A dureza é determinada pela concentração de determinados minerais dissolvidos na água. É medida com base na quantidade de carbonato de cálcio. Geralmente divide-se partes por milhão (PPM). Existem muitas medidas usadas para a dureza da água, a mais comum é a medida alemã °dGH.
A escala do PPM é a seguinte:
No aquário existe um ciclo natural chamado Ciclo do Nitrogênio. Os restos de comida não ingerida, plantas, urina e fezes de peixes são alterados pelo oxigênio e se transformam em amônia (NH4+). A amônia é toxica e letal para os peixes. O ciclo do nitrogênio consiste exatamente em transformar a amônia em Nitritos (NO2+) e o ciclo termina transformando Nitritos em Nitratos (NO3-). As responsáveis por essa modificação são as bactérias aeróbicas.
Para que esse ciclo ocorra normalmente é importante não sobrecarregar as bactérias, não alimentar os peixes em excesso para que não fiquem resíduos na água e não coloque vários peixes de uma vez no aquário.
É importante medir os níveis de Nitritos com testes vendidos em lojas do ramo. A colonização das bactérias demora um certo tempo. Antes de colocar o primeiro peixe deve-se esperar de 4 a 6 semanas para que as bactérias possam de multiplicar. A medição dos níveis de Nitritos e Nitratos deve ser feita usando testes vendidos em lojas do ramo.