A falta de cuidados, má qualidade da água e alimentação inadequada pode acarretar doenças nos peixes de aquário. O tratamento pode ser simples se a doença estiver no começo. Por isso é necessário observar todos os dias o comportamento dos peixes. Se eles apresentarem algum sintoma, não se desespere, vá até uma loja do ramo e se informe sobre o tratamento.
A maioria dos tratamentos são feitos colocando o remédio na água do aquário e os remédios não costumam ser caros.
Se tiver vários peixes e notar que um está com sintomas das doenças listadas abaixo, coloque-o num aquário separado para receber tratamento e não contagiar os outros.
Ictiriofiriase / Ictio: É causada pelo protozoário Ichthyophthyrius multifiliis. No inicio da doença os peixes se esfregam no fundo do aquário. Causa falta de apetite e respiração ofegante. Depois de algum tempo surgem pontos brancos pelo corpo. Mais tarde o protozoário se instala no substrato e depois novamente no peixe.
Oodiniose: É causada pelo protozoário Oodinium pilullaris. Seus sintomas são perda de equilíbrio, falta de apetite, respiração ofegante, depois de algum tempo surgem pontos dourados pelo corpo. O peixe ganha um aspecto aveludado. É muito contagiosa e pode asfixiar os peixes.
Costáse Costia: Causada pelos protozoários: Protozoário Ichthyobodo SP Costia sp., Chilodonella sp., Cylochaeta SP. Os sintomas são falta de apetite, corpo esbranquiçado e ramificações nas nadadeiras.
Olhos Inchados / Pop Eye: O globo ocular fica com aspecto saltado, as nadadeiras podem ficar danificadas e a barriga inchada.
Hidropsia: É uma infecção bacteriana que paralisa os órgãos do peixe, provoca inchaço do ventre e eriçamento das escamas.
Tuberculose ou Barriga Seca: O peixe emagrece e perde escamas, perde a cor e suas nadadeiras são danificadas.
Buracos na Cabeça/ Doença dos ciclideos. (Hole-in-head): Causado pelo protozoário Hexamita sp. Ocorrem lesões na cabeça que formam burados.
Septicemia: Infecção generalizada, surgem vasos sanguíneos dilatados na base das nadadeiras e ao redor dor olhos, pode causar a perda das nadadeiras.
Fungo na Boca (Cotton mouth): É causada pela bactéria Flexibacter columaris. Causa pequenos tufos parecidos com algodão em torno da boca.
Doença do algodão ou Saprolegniose: Causada principalmente pelos fungos Saprolegnia sp., Achlya sp. e Ichthyosporidium sp. O peixe apresenta tufos semelhantes a algodão na superfície do corpo ou nadadeiras. Muitas vezes pode ocorrer perda de escamas.
Lernea: O parasita se fixa na pele do peixe e forma uma úlcera. Os peixes emagrecem e desbotam.
Acidose (Verme ancora): É decorrente da acidez inadequada á espécie de peixe. Os sintomas são respiração ofegante, brânquias opacas e os peixes começam a nadar em círculos.